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quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Resenha

RESENHA ORIENTAÇÕES E AÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS
LICENCIATURAS
Rosana Batista Monteiro

Este trabalho tem por objetivo orientar, de acordo com a legislação em vigor, a todos os profissionais da docência ou que estejam ligados à educação para enfrentarem os diversos desafios que surgem no desempenho da profissão, e, principalmente, no que se refere ao racismo.
“A publicação da Lei 10.639/2003, que altera a Lei de Diretrizes e Bases da educação para incluir no currículo oficial a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, assinalam o quadro de intenções da parte do Estado brasileiro em eliminar o racismo e a discriminação racial. A partir da III Conferência Mundial contra o Racismo, a Discriminação Racial, a Xenofobia e as Formas Correlatas de Intolerância, realizada em Durban, África do Sul, de 31 de agosto a 7 de setembro de 2001, esse procedimento é mantido, sendo o Estado brasileiro signatário da Declaração e do Plano de Ação resultantes desta conferência.” (SECAD, 2006, p.18)

As formas de currículo das instituições se diferenciam de acordo com o local, o espaço e o território onde se desenvolvem, assim como o da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, na educação básica, na educação especial e no EJA. Essas diversidades acarretam maneiras variadas de trabalhar na educação. Nesse sentido pretende-se a produção de conhecimentos que busquem a formação de atitudes, valores e posturas que eduquem cidadãos dos mais variados grupos étnico-raciais. A meta de tais políticas é o direito dos negros e demais cidadãos poderem freqüentar escolas de qualidade.
Os profissionais da área da educação devem adquirir competências e habilidades para desempenharem um bom papel enquanto profissionais. Precisam conscientizar seus educandos sobre as injustiças e preconceitos que se estabelecem de forma rígida e repressora. Sendo assim, pretende acabar com o sistema que agrava as desigualdades e gera a injustiça ao sustentar-se por critérios de exclusão fundados em preconceitos estabelecidos pelos dominantes.
As políticas publicas de educação visão reparações, reconhecimento e valorização da identidade, da cultura e história dos negros, porém dependem de condições físicas, materiais e afetivas para o ensino e a aprendizagem. Os alunos negros e não negros precisam ser valorizados, apoiados e reeducados. Pois depende da reeducação entre negros e brancos o que se designa por relações étnico raciais.
As diretrizes para a educação e a escola é a de que a educação entre negros e brancos deve impor aprendizagens que reeduquem ambos, tendo como base a valorização da cultura do grupo discriminado, marginalizado, tendo a escola que assumir o papel de espaço democrático de produção e divulgação de conhecimentos e de posturas para uma sociedade justa.

REFERÊNCIA
Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais Brasília: SECAD, 2006.




2 comentários:

Blog Midias disse...

Por: Iádia Peres,
Um excelente trabalho colega, pois,devemos ter a preocupação de que a lei 10639/2003, de fato seja aplicada nas escolas porque se nós não tivermos esta preocupação ela ficará no anonimato e cairá no esquecimento, como tantas outas.

Elisângela Soares Pereira disse...

Oi Iádia! E cabe a nós professores prestarmos atenção nesses importantes detalhes para fazermos diferente.
Obrigada pela visita e pelo comentário. Grande abraço!