PARA VOCÊ QUE CURTEDUCAÇÃO, SEJA BEM-VINDO!!!

Aqui compartilharemos atividades, artigos, textos, dicas, projetos, mensagens, vídeos, entre outros trabalhos pedagógicos.
Grande abraço e boa leitura!

"Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
(Padre António Vieira)


segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Partes do projeto "Valores: conhecer e incentivar sua utilização no cotidiano"

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
Título: valores: conhecer e incentivar sua utilização no cotidiano
Escola: Centro de Apoio Sócio Educativo – CASE
Professoras responsáveis: Dioneida Martins Pereira Vitoria, Elisangela da Silva Soares Pereira, Marelaine Echevenguá Machado, Patrícia Padial Kley
Disciplinas envolvidas: Português, Temas Transversais e Artes.
Temas abordados: Valores.
Mídias disponíveis para integrar: Power point, máquina fotográfica, televisão, DVD, filme em DVD, folha xerocopiada, jornais, revistas e história em quadrinhos.
Município: Jaguarão
Órgão a que se vincula: SEDIH
Endereço: Estrada da Charqueada, 1225.
Professoras responsáveis pelo projeto: Dioneida Martins Pereira Vitoria, Elisângela da Silva Soares Pereira, Marelaine Echevenguá Machado, Patrícia Padial Kley.
Público alvo: Crianças na faixa etária entre 07 a 10 anos.


JUSTIFICATIVA:
O presente projeto tem por finalidade resgatar as virtudes que devem ser ensinadas para o bom convívio social e propiciar aos alunos um ambiente no qual se respeita as diferenças e valorizam-se as diversidades. E com isso, diminuir a distância entre o discurso e a prática cotidiana.
O currículo escolar é construído por meio de várias visões explicitas, porém, para, além disso, é sabido que existe o currículo oculto, o qual tem as suas idéias implícitas que influenciam, incentivam e principalmente mudam o comportamento dos sujeitos.
Conforme Brasil (2006):
Nesta relação manifesto/oculto, podem circular idéias que reforçam comportamentos e atitudes que implícita ou explicitamente podem interferir, afetar, influenciar, e/ou prejudicar a aprendizagem escolar dos/das discentes. Estas podem remeter a preconceitos, intolerâncias e discriminações enraizadas e que estão ligados às relações de classe, gênero, orientação sexual, raça, religião e cultura. (p.57)
Como o nosso país possui múltiplas diversidades e todos nós convivemos cotidianamente com as diferenças, faz-se necessário que se desconstruam certos padrões que consideramos NORMAIS e assim, aprendamos a respeitar e valorizar o diferente, pois ser diferente não é ANORMAL.
Para tanto, buscaremos articular as disciplinas: Português (trabalhando com a criação de histórias em quadrinhos, leituras, caça-palavras e montagem de um livro); Artes (realizando recorte, pintura e colagem do livro, além dos rostos que expressarão o estado de espírito que a criança se encontrará no dia da atividade; Temas Transversais ( escolher alguns valores e explicar qual seu significado e sua aplicabilidade em situações do cotidiano de cada aluno/a, enfatizando a importância de sua utilização).
Sendo assim, buscamos embasar nossa justificativa para aplicação deste projeto nos Parâmetros Curriculares Nacionais destacando um trecho da página 32: “considerar atitudes, normas e valores como conteúdos, requer uma reflexão sobre sua natureza e sua aprendizagem”, pois acreditamos que o diálogo e a valorização de se utilizar os valores como prática social deva ser uma realidade.
Destacamos ainda, que uma instituição de ensino deva ser um dos locais onde haja espaço para a discussão, reflexão e aplicabilidade de temáticas relacionadas à valores para que ocorra de fato uma transformação de posturas e atitudes, levando em conta os fatores culturais e ressaltando sua importância. Pois como é destacado no PCN página 34, “as dimensões culturais respondem a padrões de identificação coletivos que são importantes, são o ponto de partida do debate e da reflexão educacional”.
Por meio dessas reflexões pretendemos contribuir para uma educação formadora de cidadãos que respeitem e valorizem as diversidades e a cultura, permitindo que eles tenham clareza nos seus atos e possam perceber que nem tudo que está imposto é verdadeiro. Dessa forma, pretendemos construir sujeitos que não se deixem influenciar por uma educação opressora, alicerçada a preconceitos e convenções.

OBJETIVO GERAL:
Favorecer a ampliação de valores necessários ao desenvolvimento humano.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Oportunizar as reflexões e atitudes proporcionando o bem-estar das pessoas que nos rodeiam;
• Desenvolver a capacidade de valorizar a si próprio;
• Desenvolver a confiança em si mesmo, a autonomia e a responsabilidade;
• Compreender a importância de ter amigos/as e respeitá-los/as;
• Perceber que é necessário cumprir regras sociais;
• Respeitar as diferenças e ao próximo;

METODOLOGIA:
O projeto foi pensado para ser executado em cinco dias letivos, de segunda a sexta-feira, no turno da manhã. A faixa etária dos alunos compreende entre sete e dez anos. As aulas serão ministradas pelas quatro professoras e as atividades escolhidas contemplam os valores, o respeito ao próximo, a honestidade, o companheirismo, a amizade, as diferenças, entre outros.
Dentre as atividades escolhidas para serem executadas nesse projeto podemos destacar: filme da Turma da Mônica, montagem uma história em quadrinhos, montagem de um livro, desenvolvimento de atividades como caça-palavras, ordenação de letras, confecção do mural “eu sou diferente de você”, dinâmica das flores, reflexão a partir de um texto que fala de um cantor oriundo de uma família humilde, mas com uma infinidade de valores e apresentação da sua música, entre outras. A ordem das atividades e as mídias a serem utilizadas constam no quadro denominado etapas.

RESULTADOS PARCIAIS E ESPERADOS:
Espera-se que os alunos consigam alcançar o maior número de objetivos possíveis conforme o projeto vai sendo desenvolvido, assim como, possa se perceber modificações comportamentais com relação aos mesmos.

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO:
A avaliação deverá acontecer no desempenho das atividades de forma contínua. Haverá intervenção da professora todas as vezes que se apresentarem dificuldades com relação às metas para que o projeto possa alcançar o maior número de objetivos propostos com o maior número de alunos. Esperando assim preencher algumas lacunas na aprendizagem dos alunos.

CRONOGRAMA:
Dias trabalhados Atividades a serem realizadas
Recursos a serem
Utilizados Mídias utilizadas

15/08 2 fº • Realização da dinâmica como eu estou?, apresentando os rostos confecionados em papel colorido e pardo;
• Explicação da importância de se utilizar os valores em todas as situações cotidianas;
• Apresentação do filme a Turma da Mônica
• Realização da dinâmica das flores (conforme anexo 1);
• Flores de cores e formas variadas;
• Filme Turma da Mônica.
• Papel colorido e pardo.
• lápis de cor,
• lápis de escrever preto,
• borracha. • Mídia material impresso: texto contendo a dinâmica das flores, Plaquinhas com valores e seus respectivos significados;
• Mídia Televisisva: Televisão, DVD, Filme em Dvd.
• Mídia fotográfica: Máquina fotográfica para registrar alguns momentos do projeto e realização das atividade.

16/08 3ºf • Acróstico,
• Sou generoso,
• Amor liberta,
• Dinâmica da bala.
• Folhas xerocopiadas,
• balas,
• lápis de cor,
• lápis de escrever preto,
• borracha. • máquinha fotográfica,
• folhas xerocopiadas.

17/08 4ºf • Plaquinha dos valores,
• Dinâmica da amizade,
• Eu sou diferente de você,
• Dinâmica do balão.
• Folha xerocada
• Plaquinhas com valores e significados;
• lápis de cor,
• lápis de escrever preto,
• borracha. • Xerox,
• máquinha fotográfica

18/08 5º f
• Montagem do livro de historinha “O patinho que queria falar”, com recorte e colagem,leitura e interpretação.
• Montagem do mural “ Eu sou diferente de você “
• Atividade do dicionário dos valores.
• Historia impressa, tesoura e cola, grampeador.
• Jornais ,revistas, tesoura,cola,cartolina e canetas coloridas.
• Folhas xerocadas.
• Dicioários, cola, tesoura, florzinhas de EVA.
• lápis de cor,
• lápis de escrever preto,
• borracha. • Material impresso: Livro de historinha.
• Jornais e revistas.
• Xerox
• máquinha fotográfica

19/08 6ºf • Apresentar a biografia de Miltom Nascimento e a música “Canção da América”
• bingo sobre valores,
• Padaria bolachinha da amizade.
• Papel xerocopiado com as carteas do bingo.
• Bolinhas de EVA,
• Ingredientes para fazer a bolachinha,
• letras de EVA. • Aparelho de som, CD, folha xerocopiada com a música de Milton Nascimento,
• Máquinha fotográfica,

REFERÊNCIAS:
Brasil, Ministério da Educação / Secretaria da Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das Relações Étnico-Raciais.Brasília: SECAD, 2006.

Educação e direitos humanos. Acesso em: 09. ago. 2011. Disponível em: http://www.dhnet.org.br/redes/caboverde/educar/guia_pre_esc.htm

MESSEDER, Hamurabi. Conhecimentos pedagógicos: Construtivismo. Eu vou passar, 2011. MP4 / NTSC, 15 min. color. Som e imagem.

PCN Temas Transvresais Ética. Acesso em: 09. ago. 2011. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/39441891/PCN-TEMAS-TRANSVERSAIS-ETICA

Sugestão de atividades para Projeto Valores. Acesso em: 09. ago. 2011. Disponível em: http://trocandoideiaspedag.blogspot.com/2009/02/sugestoes-de-atividades-para-o-projeto.html

Turma da Mônica. Vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=UO-sPrXSOc0

Dinâmica da bala:http://www.classicvale.com.br/dinamica/pacote01.htm

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:

DINÂMICA DAS FLORES
A professora chega na sala de aula com um ramalhete de flores diversificadas e alegremente fala: "Hoje trouxe flores para cada um de vocês! Mas por que será? Vamos, antes, conversar sobre a beleza que cada uma destas flores possui. João, que beleza você vê na margarida? E você, Gisele, fale-nos o que há de bonito na camélia..." Após toda exploração, a docente distribui as flores no meio do círculo de crianças e fala: "As flores são como as pessoas. Uma é diferente da outra. Existe a flor vermelha, a branca, a flor comprida, a baixa...mas todas são flores e possuem a sua beleza. Existe a pessoa gorda, magra, alta, baixa...mas todas são pessoas e possuem a sua beleza." Nesse momento a professora pode refletir alguns valores como: respeito, a amizade e compreensão e solicitar, então, que cada aluno escolha uma das flores para levar para casa como marco dessa reflexão.


IMAGENS DE ALGUMAS DAS ATIVIDADES

Cartaz "Eu sou diferente..."


Padaria "Bolachinha da amizade"


Livro "O patinho que queria falar"


Mural "Eu sou diferente de você"


"Dicionário dos valores"

6 comentários:

Valéria Silva disse...

Elisângela
O teu blog está muito rico de idéias, gosto e estou trabalhando sobre este tema com meus alunos da manhã.
O teu blog tem um bom plano de fundo bem como uma boa distribuição das postagens, ficou bem legal o layout, o design e o modelo de blog que usastes.
Penso que ficou bem completo com a mensagem no final.
Abraços Valéria

Patricia Padial Kley disse...

Oi Elis... teu blog está lindo, bem organizado e cuper alegre como a dona... As cores são ao mesmo tempo fortes e neutras, dando esse "ar" tranquilo que você sempre nos transmite.
Parabéns!
Fiquei super feliz em ver nosso projeto aqui...
beijos

Patricia Padial Kley disse...

oi Elis, muito lindo teu blog...As cores, a distirbuição das ferramentas, gadgets, banners, links, enfim, tudo muito organizado e harmonioso.
As cores revelam o que a dona (vc) é , uma pessoa forte e ao mesmo tempo serena, tranquila e que nos transmite uma paz interior muito boa.
Gostei muito "futricar" no teu blog ao somd e Marisa Monte!!!
Forte abraço

Lutiele Cardoso disse...

Parabéns pelo blog e pelas atividades. Estamos também em processo de aprendizado na nossa trajetória!!

Elisângela Soares Pereira disse...

Agradeço os comentáros meninas, muito obrigada.
Nesse processo de aprendizagem vamos adiquirindo conhecimentos e transmitindo o que já sabemos. Juntos vamos trabalhar por uma educação melhor,pois sozinhos não somos nada!Abraços carinhosos

Jésica Hencke disse...

Olá colega Elisângela, achei muito bonito a imagem de fundo e a sobreposição de outra cor para a parte onde está as informações, além do projeto apresentado ser realmente interessante. As fotografias estão lindas.